sexta-feira, 20 de maio de 2011

POR QUE NÃO LER? POR QUÊ?

     

     Com o passar dos anos e os avanços tecnológicos, as pessoas se acostumaram a procurar por informações rápidas e diretas, que muitas vezes não são as mais instrutivas.
      A internet é um bom meio de informações rápidas e diretas, que quando bem utilizado pode trazer muito conhecimento.
     Mas mesmo com as facilidades da internet, é importante lembrar que ela não deve de modo nenhum substituir os livros.
     Além de interessantes, os livros tem a função de exercitar a nossa mente através da leitura. Infelizmente ler um bom livro é um hábito que tem se perdido no passar dos anos, e a juventude de hoje tem preferido filmes,jogos, ao invés de mergulhar nas aventuras dos livros.
    Ler nos torna mais cultos e críticos, isso sem falar na capacidade única que os livros têm de nos levar a lugares que jamais conheceríamos. Já dizia Charles W. Elliot que os “livros são os mais silenciosos e constantes amigos; os mais acessíveis e sábios conselheiros; os mais pacientes professores.”
    Em uma sociedade que valoriza eficácia e eficiência, a busca pelo conhecimento tem aumentado. O grande problema é a qualidade deste conhecimento, que tem caído consideravelmente, nos tornando mais acomodados com o mundo e o que vem sendo feito dele.
    Por mais que as escolas incentivem, ainda estamos longe de alcançar resultados significativos em relação ao interesse dos nosso jovens pela leitura. Uma solução para este problema pode ser uma maior inserção dos livros na vida das crianças por parte dos pais.
    Devemos entender que não é interessante oferecer um livro muito culto a uma criança, pois a tendência é que ela perca o interesse e pior ainda, acredite que todos os livros são “chatos” e difíceis de entender.
    Vale lembrar que a leitura é sempre bem vinda, seja ela de livros infantis, romances, ficções ou até mesmo revistas e histórias em quadrinhos. O importante é que o hábito não seja abandonado, e que o jovem possa sentir tudo aquilo que só a leitura pode proporcionar.
    Embora a leitura deva ser incentivada pelos pais, ela NUNCA deve ser obrigada ou forçada. É legal que o jovem tenha a leitura como um hobbie e não uma atividade massante, imposta.

BOA LEITURA!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário